CIRURGIA DE CASAS

A ideia de aplicar o Metodo em aula surgiu do fato de ser muito comum que estudantes de arquitetura sejam abordados por amigos e familiares para resolver pequenas demandas espaciais ou construtivas. Assim, ministramos por três semestres consecutivos o tema “Cirurgia de Casas”, dedicado ao estudo do Metodo de Livingston e à sua aplicação com clientes reais, captados pelos próprios alunos.

A disciplina começa com estudos teóricos sobre o Metodo e outros textos de Livingston e com a exposição de atendimentos já realizados. Após as aulas expositivas, os atendimentos começam, sempre tendo o cuidado de distribuir as demandas por duplas ou individualmente e de modo que ninguém atenda a sua própria família. Cada passo realizado é apresentado para a turma que, em conjunto, avalia e critica os resultados.

A professora Silke ainda continua ofertando o tema, bastante procurado pelos alunos matriculados no PFlex, uma das disciplinas de projeto ofertadas para os alunos do 4º, 5º e 6º períodos. Após quatro semestres ofertando a disciplina, notamos os alunos, em geral, bastante motivados, especialmente pelo fato de poderem lidar com clientes de verdade e as dificuldades e desafios de um projeto real. Ao mesmo tempo, um fato nos chama atenção em especial, que é o engajamento dos alunos em temas relacionados com a construção propriamente dita, pois durante o processo ficam evidentes suas grandes dificuldades em demonstrar como as coisas podem ser de fato construídas.

Os trabalhos dos alunos podem ser acessados no link Casos.